Roteiro 2 – ago/10 – Relatório de Viagem

De carro na estrada pelo Rio Grande do Sul e Uruguai – Agosto de 2010

1º dia – 15/08: Rio de Janeiro/RJ até Curitiba/PR

Cerca de três meses de programação incluindo elaboração de roteiros, consultas a diversos mapas, consultas na internet, ligações, reservas em hotéis, entre outros. Dia 15 de agosto às 06:10, partimos. Rumo a nossa viagem mais longa de carro, até o momento. Fabiana Fersura e Oswaldo Junior logo pegaram a linha vermelha com o potente Poketona já conhecido. Já estava claro e o primeiro pedágio da viagem, na altura de Seropédica: os primeiros R$ 9,20. Veio a Serra das Araras e após cerca de 175 km, em Itatiaia, mais R$ 9,20, às 08:27. Mais 10 minutos e estávamos em São Paulo. E dá-lhe pedágios: R$ 9,20, em Pindamonhangaba, R$ 4,10, em São José dos Campos, R$ 2,30 em Santa Isabel e R$ 2,30 em Arujá. Foram R$ 36,30 para chegarmos à capital paulista. A marginal Tietê estava ótima às 11:45. Afinal de contas, era um domingo. Coincidência? Não… planejamento! Fugimos da Marginal Pinheiros pegando o Rodoanel, pagando mais dois pedágios (R$ 2,90 e R$ 1,35). Pausa para abastecimento e a Régis Bittencourt nos esperava com seus novos e recentes pedágios. Foram mais 6, de R$ 1,50. Total de 14 pedágios e R$ 49,55 a menos no bolso para chegar a Curitiba. Mas no caminho, uma parada de 50 minutos no Graal Ouro Verde para a esticada de pernas tradicional e almoço. Na saída, uma placa com distâncias pra várias cidades ao sul, inclusive Montevideu, um de nossos destinos.

Faltavam grandiosos 1.807km. Assim, às 18:10 chegamos à capital paranaense com cerca de 850km rodados. Para nossa surpresa, o hotel que pensamos em ficar estava lotado, pois haveria um evento na cidade. Ficamos rodando cerca de 1 hora até encontrar um hotel com uma vaga. E mesmo assim só tinha vaga pra uma noite. Como só precisávamos disso mesmo, ficamos. Enfim, o descanso merecido. E ainda bem que os próximos hotéis já estavam todos reservados, evitando possíveis perdas de tempo. Demos uma volta no shopping que era do lado e comemos um cachorro quente na rua num frio de 8 graus.

2º dia – 16/08: Curitiba/PR até Canela/RS

No segundo dia, acordamos às 7 da matina para tomar café e atualizar o blogsite. Perdemos algum tempo, pois a conexão não estava lá das melhores. E ainda perdemos mais tempo, pois assim que saímos do hotel e já estávamos no Poketona, demos falta do celular. Tivemos que voltar ao hotel, voltar no quarto para resgatar o celular. Uns 30 minutos foi-se embora nessa brincadeira… Enfim, 10 horas estávamos na estrada, na BR-116, rumo à Canela, no Rio Grande do Sul. Em terras paranaenses, dois pedágios de R$ 2,90. Paramos em Mafra-SC para abastecer e esticar as pernas. Algumas obras no meio do caminho nos fez perder algum tempo. A essa altura, Fabiana já havia assumido o volante.

O tempo chuvoso deu lugar ao sol.

E mais 3 pedágios de R$ 2,90 nos km 82, 152 e 232 até a fronteira com o Rio Grande do Sul. Uma parada para flashes.

Afinal, não é todo dia que um carro do Rio de Janeiro atravessa a fronteira entre Rio Grande do Sul e Santa Cataina. Passamos por Vacaria-RS e logo entramos num cenário de serras muito bonito que tomou conta do visual. Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e pronto! Chegamos em Canela com 7 graus no relógio. Às 20:00, após 10 horas de viagem, com 1.490km rodados até o momento. Ah sim, foram mais 4 pedágios na BR-116 e um chegando em Gramado: 10 pedágios e menos R$ 45,30.

3º dia – 17/08: Canela/RS

Após dois dias completos na estrada, 4 dias nas Serras Gaúchas caíram muito bem. Empolgados para conhecer as serras gaúchas, Fabiana e Oswaldo reservaram o dia para curtir as atrações de Gramado, que fica a 7km de distância. No caminho, uma parada no Museu de Cera.

O local tem alguns bonecos, como Peter Pan, O Mascara, Popeye, Batman, Lula, entre outros. Nada demais, mas foi interessante.

A parada seguinte foi no Museu do Perfume, onde tivemos uma breve noção de como é feito o perfume, como o aroma é retirado da planta e outras curiosidades.

A seguir, a Aldeia do Papai Noel, que, além de renas e gnomos, abrigava o próprio papai noel.

Cerca de uma hora curtimos o local, onde tem-se uma vista privilegiada do grande verde da serras. Ja eram mais de 12 horas e resolvemos passar pelo centrinho de Gramado, onde registramos o termômetro e o relógio tão comentados. Próximo de 16 graus, marcava. Andamos mais um pouco e vimos um outro relógio que marcava 8 graus. Mas com certeza estava errado. Não estava tao frio assim!

Depois de encher a pança, Mini Mundo era nosso destino. Uma verdadeira cidade em miniatura.

Réplicas de castelos, trens, carros, aeroporto e até mesmo de uma passeata.

Local incrível para se passar uns 40 minutos. No fim da tarde, uma passada no Lago Negro para relaxar e curtir o friozinho.

Para isso, nada melhor que um copo de chocolate quente. Já chegando em Canela, uma parada no Reino do Chocolate. Depois de um banho revitalizando, uma sequência de fondue nos esperava. Realmente faz jus a fama. Simplesmente espetacular!

4º dia – 18/08: Canela/RS

Esse dia foi reservado para o passeio de Maria Fumaça, em Bento Gonçalves (120km). Fugimos de Caxias do Sul (lê-se pedágio), indo por Feliz e Bom Princípio e subindo, passando por Carlos Barbosa e Garibaldi. Após quase duas horas chegamos ao pórtico pipa, uma das principais entradas da cidade.

Fomos direto à Maria Fumaça, onde já havíamos feito a reserva do trenzinho que vai até Carlos Barbosa. Como ainda faltava cerca de uma hora pro passeio, fomos almoçar e bater algumas fotos na pracinha.

De volta ao passeio, música e degustação de vinho antes do embarque.

Nos vagões, música e diversão com a tradição italiana. Oswaldo até dançou com uma das dançarinas lá. Todo desengonçado. Legal e tal, mas nada muito empolgante, não. No meio do caminho, uma parada em Garibaldi e mais degustação de vinho. Ao final, em Carlos Barbosa, retorna-se a Bento Gonçalves de ônibus. De volta em Bento, a atração Epopéia Italiana, que conta a história de Lázaro e Rosa, dois italianos que vieram tentar a sorte no Brasil no início do século XX, com promessas de dinheiro e fartura. Quando chegaram, só havia mato por aqui. Começaram tudo do nada. Lá possuía até o baú que eles trouxeram suas bagagens no navio, além de suas fotos.

Esse espetáculo vale a pena conferir! De volta a Gramado, já de noite, uma parada na Toca da Bruxa para comer um rodízio de pizzas. Pizzaria temática, com estacionamento de vassouras e tudo!

5º dia – 19/08: Canela/RS

Mundo a vapor foi o primeiro destino desse dia. Parecido com o Mini Mundo, lá é tudo em miniatura também. Porém, são fábricas. Pode-se ver como é feito o tijolo, o papel reciclado, as vigas de ferro… tudo isso em tamanho bem reduzido. Vale a pena visitar.

Em seguida, rumo ao Parque do Caracol. Em meio a suas trilhas bem simples, uma sequência de 750 degraus (nós contamos 690) para chegar aos pés da cachoeira do parque.

A descida é simples. A subida, nem tanto. Mas tem a recompensa no final.

Uma atração que fica ao lado é a do teleférico, que tem uma vista de frente pra cachoeira.

Quem vai ao parque, ir ao teleférico é obrigação. Para encerrar as atividades no dia, a fábrica de chocolates Lugano.

6º dia – 20/08: Canela/RS

Último dia nas serras gaúchas. O Alpen Park nos esperava com alguma neblina.

Até que enfim um dia mais friozinho. Mas nada de animar muito, não. Lá é o seguinte: não se paga pra entrar. Apenas estacionamento que custa R$ 5,00. Estando lá, você escolhe as atividades e vai em quais quiser. Escolhemos ir ao Mistério da Monga (uma espécia de teatrinho onde o público participa. Era pra ser mais asssustador do que realmente foi), ao cinema 4D (uma história de um aventureiro que se perde na selva… vale pelos efeitos especiais, com direito a vento e água na cara) e ao trenó, que diz ser o único do Brasil. Na verdade não passa de uma montanha russa onde controlamos a velocidade.

Após tudo isso, fomos esperimentar no local, o famoso chimarrão: uma bebida típica e muito boa. E ainda tivemos uma aula sobre a erva mate, como se prepara e ainda a diferença básica entre o chimarrão do gaúcho e o do uruguaio: enquanto no segundo, temos uma cuia individual, o chimarrão dos gaúchos é coletivo, onde se bebe e se passa a cuia, pela direita, ao próximo bebedor. Muito interessante.

Próxima do Alpen Park, a vitivinícula Jolimont nos recebeu para uma visita, com seus parrerais, tonéis de vinho e uma degustação bem bacana. Eles não vendem em larga escala, pois priorizam qualidade e satisfação de seus fiéis consumidores a quantidade vendida.

Uma passadinha na catedral de pedra, no centro de Canela e aproveitamos pra almoçar já no fim da tarde.

Páginas dessa viagem

Relatório de Viagem – Continuação – Página 2
Página Principal – Roteiro 2 – ago/10
Nosso roteiro
Números da Viagem
Dicas

75 respostas a Roteiro 2 – ago/10 – Relatório de Viagem

1. Michel Gerlach diz:

Parabéns a vocês! Como eu queria ter ido de carro também. Da próxima vez eu vou de carro. Ficar preso em um onibus da cvc ninguém merece…Esse passeio é extraordinário, vale muito a pena sim. A nossa vida merece…..

• Obrigado pelo comentário Michel. Realmente uma viagem assim de carro não tem preço. É uma mistura de liberdade, de aventura, de descobrir coisas novas. Se você tiver oportunidade, faça uma viagem dessas. Só quem vive o momento, consegue saber quão gratificante é. Não existem palavras pra descrever. E afinal, como você mesmo disse: a nossa vida merece! Um grande abraço.

• Leandro diz:

Muito legal a viagem de vocês…. No período de 05 a 16/07 estou planejando ir para Gramado de carro com minha namorada e duas filhas, ficarei na pousada de 7 a 12/07 e gostaria de montar um roteiro para conhecer SC e PR , o que você sugere?

• Olá, obrigado pela visita em nosso blog.

Pelo tempo que vocês tem, sugeriria conhecer Cambará do sul, dependendo da idade das suas filhas. Em Cambará fará trilhas e conhecerá o Itaimbezinho e outros cânions da região. Se suas filhas forem pequenas, faça o tradicional e fique alguns dias Curitiba e/ou Florianópolis.

2. Luciane diz:

Adorei suas dicas! Nao sabia nada sobre o sul, agora ja sei…

3. Ro diz:

Nossa é tudo muito lindo. Mas quanto mais ou menos vcs gastaram? Estou pensando em passar minha lua de mel em Gramado e ir de carro como vcs.

• Olá, realmente a viagem até o sul do Brasil é maravilhosa. Vale a pena! Em relação aos gastos, depende muito do hotel que cada um escolhe: tem opções econômicas e opções mais caras. Como será lua de mel, provavelmente não economizarão, correto? Se quiserem mais detalhes, mande um e-mail para decarronaestrada@gmail.com que responderemos com mais detalhes. Grande abraço.

4. Luciana diz:

Bom dia!
    Eu, meu marido e nosso bebê de 1 ano e 4 meses pretendemos seguir do Rio para Gramado em Abril. Pensamos em seguir até curitiba, pernoitar. Depois parar em Florianópolis para visitar a cunhada e matar saudades. Ficar uns dois ou três dias com ela. Depois seguir pela serra, parando em Uburici ou São Joaquim para pernoite. E depois seguir rumo a Gramado.
    Em Gramado ficaremos uns 6 ou sete dias. De lá aproveitaremos para conhecer as cidades mais próximas.
    Como vcs nesse post, será nossa primeira longa viagem de carro (e de Clio tb!). E ainda com o filhote…
    Confesso que estamos um pouco inseguros. Mas muito empolgados também.
    Será que vcs poderiam nos ajudar com esse roteiro? Sinto insegura em cruzar Sampa, por exemplo.
    Vcs acham que essas escalas de pernoite está bom?
    E quanto a volta? Alguma sugestão de roteiro?

Obrigada

• Boa tarde Luciana, respondemos seu questionamento por e-mail. Obrigado por visitar nosso blog.

• Mario Cesar Muller diz:

BOa noite Fabiana, eu e minha família iremos de carro a gramado nesse fim de ano, gostaria que me desse umas dicas de qual é o melhor caminho para irmos, vocês foram pela Regis Bitencurt?
        Se puder, ou se alguém puder me ajudar eu agradeço.
        Meu hemail é pastor_muller@hotmail.com
        Valeu .

• Existem dois caminhos, ou pelo litoral, pela BR-101 ou por dentro, pegando a BR-116 depois de Curitiba. De São Pauloaté Curitiba é a Regis Bittencourt mesmo… todo o trajeto está ótimo, com bom asfalto.

5. Boa tarde,
    Quando vocês passaram por Curitiba, pegaram o rodoanel ou passaram na BR-116 por dentro de Curitiba? Estou planejando também ir com minha esposa para Gramado, saio do RJ também, e a principio estava pensando em parar em algum hotel próximo ao rodoanel de Curitiba. Acho que pegando o rodoanel evito o trânsito da cidade de Curitiba, o que acham?

6. fatima ferreira diz:

muito legal essa postagem! Vamos de carro de São Paulo para Canela e saber que há tantos pedágios, nos faz pesquisar melhor os caminhos. Iriamos direto pela BR 116, mas agora já estamos pensando em ver outras estradas saindo de Curitiba…
    Indo pela BR 116, como minha hospedagem é em Canela, estou pensando em sair pela rota do sol e pegar a RS 476 ,que passa pelo Passo do Inferno, Parque das Cachoeiras, mas não chega a entrar em São Francisco de Paula. Sairíamos da volta que se dá pela RS 110 e do pedágio de quase 8,00 por passar em São Francisco. Mas, o problema é que o trecho de +/- 50km não é pavimentado e não consigo informações de como é para passar lá com carro de passeio… Não me conformo com a falta de pavimentação em trechos tão importantes nas estradas desse percurso de serras. Em Santa Catarina, de São Joaquim para Bom Jesus, há uma estrada tbém sem asfalto, pelo que ouvi dizer em condições bem ruins, mas que cortaria bastante caminho , pois não ficaríamos dando voltas e enfrentando os caminhões pela BR 116. Já que é para cobrar pedágio, por favor autoridades gaúchas e catarinenses: asfaltem esses trechos, pois prá quem faz viagens longas vindo de São Paulo, Rio e até de mais longe, ver esses trechos tão úteis e tão abandonados, chega a revoltar o turista!
    Obrigada pelas dicas de vcs e se alguém puder melhorar nosso roteiro para sairmos de tanto pedágio ou para nos informar sobre a 476, agradecemos!!

• Olá, obrigado pela visita.

Infelizmente existem muitos pedágios nas rodovias do Brasil (principalmente as regiões sul e sudeste). Às vezes é melhor pagar o pedágio pegando boas rodovias do que tentar pegar atalhos com estradas precárias.

Infelizmente o que já era pra ser bom, a gente ainda tem que pagar mais… e às vezes nem é tão bom assim…

• César diz:

Oi Fátima, desculpe a intromissão, mas não utilize essas estradas secundárias e sem pavimentação no RS e em SC. Não vale a pena. A quilometragem a ser percorrida é sempre muito, mas muito maior do que pelas estradas principais. Além de não ter nada de especial para ver no caminho, essas estradas são ruins, desertas, mal sinalizadas (pelo mapa parece uma distância, mas na realidade geralmente dá mais do que o dobro), ainda por cima não há qualquer estrutura (posto de combustível, polícia, nada). Lembrando que agora a partir de janeiro, os pedágios no RS foram praticamente extintos.
      E bacana sua viagem, Fabiana, moro em Gramado e realmente para o turismo é muito legal!
      Os carros do Rio sempre dão as caras por aqui sim, o pessoal aqui do sul compra bastante carro em SP e no Rio, todos os dias alguém está trazendo alguns.

• Olá,

realmente deve-se pesquisar bem antes de pegar qualquer estrada. Mas existem estradas secundárias (que inclusive nós utilizamos) em condições boas para trafegar. E há paisagens bonitas em algumas delas, no interior de RS e SC. Mas como o César disse, é bom verificar antes, sem dúvida.

7. fatima lopes diz:

olá! valeu a pena fazer o percurso pela br 101 de Osório até São Jose do Norte e atravessar de balsa até o Rio Grande? estamos indo ao Uruguai e achamos interessante esse roteiro. abços

• Olá, obrigado pela visita.

Esse trecho é bem legal e bonito e poder atravessar a Lagoa dos Patos tb é muito motivador. Tem um trecho que não estava em boas condições quando fomos, mas mesmo assim vale a pena. Só tem que ficar ligado no horário das balsas.

8. Kate diz:

Olá! Muito legal o post!
    Meu marido e eu também pensamos em fazer nossa primeira viagem longa de carro do Rio de Janeiro para Gramado. Pensamos em parar em algumas cidades como São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Caxias do Sul. Alguma sugestão de roteiro? Alguma outra cidade que você sugere para conhecermos?
    Obrigada!

• Olá, esse trajeto é muito interessante mesmo. Além das cidades citadas, visitar Cambará do Sul (marvilhosa pra quem gosta de natureza), Bento Gonçalves e Torres (praia) são boas sugestões também.

9. Kátia diz:

Bom dia!

Pretendo ir ao Sul em julho e faremos um roteiro de carro com um casal de Joinville até São Joaquim e Urubici. De lá eles voltam após quinto dia e queremos seguir até Gramado e Canela, porém de ônibus. Vocês sabem nos informar qual linha de ônibus utilizarmos?

• Olá, esse trajeto é muito bonito, inclusive a serra catarinense que não conhecemos nessa viagem.

Fizemos todo o trajeto de carro e não sabemos dizer o ônibus certo para pegar. Mas se informe na rodoviária local dos horários dos ônibus. Tente procurar pela internet a empresa de ônibus que faz o trajeto e pegue a informação antes de viajar. Não deve ser dificil.

Boa viagem!!

10. João diz:

Bom dia! Inspirado pelas suas viagens mudei de ideia e pretendo ir ao Sul de carro em vez de avião, com destino final Gramado/Canela. Será nossa primeira viagem longa de carro. Gostaria de também conhecer, Curitiba, Florianópolis, e Porto Alegre no caminho. Poderia me dar umas dicas de roteiro, onde pernoitar e quantos dias iria precisar. Agradeço muito!

11. Patricia diz:

Muito legal seu post !! Pretendia ir de carro agora no meio do ano até Gramado. Saio do RJ e gostaria de umas dicas sobre hospedagens. Queria parar em Curitiba, Florianopolis. A dúvida se fico em Gramado ou Canela. Aguardo suas dicas.
    Obrigada

12. Fernanda diz:

Olá, iremos fazer essa viagem em dezembro, estamos com duas crianças, devo passar uma noite em São Paulo, Curitiba, quero muito conhecer Florianópolis e temos lugar para ficar em Porto Alegre, será que você pode me ajudar com roteiro? E vamos com duas crianças…

Abraços

13. Patricia diz:

Ola vou de carro de sp até gramado gostaria de informação sobre o melhor caminho obrigada

• Olá,

há, basicamente 2 caminhos: indo até Curitiba e depois pelo litoral (BR-101) e o outro indo até Curitiba e depois pela BR-116 (pelo interior).

Vocês visitarão outras cidades? Talvez possam aproveitar para conhecer outras cidades e aí vai depender se preferem praia ou serra.

Os dois caminhos são ótimos. A BR-101 está sendo duplicada, podendo ser mais rápida. Porém, por dentro tem menos quilometragem (o que não significa ser mais rápido, pois a velocidade média é inferior).

14. Roberta Selli diz:

olá boa tarde! estou programando minha viagem para outubro vou sair de São Paulo vc poderia me indicar local para pernoitar depois de Curitiba por volta de 8 a 10 horas de viagem (pergunto isso pois de são Paulo a Curitiba é aproximadamente 5horas gostaria de ir mais pra frente) e locais para refeição/paradas/abastecimento.
    e também vcs fizeram a rota romântica para chegar em gramado? teria algo para indicar durante a viagem….grata

• Olá Roberta,

Se forem pela BR-101 podem pernoitar próximo de Florianópolis. Indo pela BR-116, Lages seria a cidade recomendada para pernoite, mas fica a mais de 11 horas de São Paulo, de acordo com o google maps. Talvez seja melhor ir até Curitiba e depois fazer a perna direta até a serra gaúcha.

Uma dica que gostamos de fazer é sair de casa meia noite e, nesse caso, ir direto às serras gaúchas (aprox. 1130 km). Mas é bom revezar na direção nesse caso.

Em relação a abastecimento e paradas para refeição não tem que se preocupar. Mesmo pela BR-116, onde tem bem menos opções, não vai passar aperto. Mas também não exija muito dos locais…

15. Marcelo Cyrillo diz:

Olá casal..primeiramente quero parabenizá-los pelas dicas…
    Lendo o relato da viagem que vcs fizeram até Gramado, despertou ainda mais a meu sonho de ir de carro de São Paulo até o sul. O desejo é de viajar com minha família (eu, minha esposa e filha 07 anos) em dezembro de 2014. Gostaria de saber onde parar em Curitiba e em Canela e aproximadamente qual seria o custo desta aventura.
    Desde já agradeço a atenção de vcs.
    Abraços.
    obs: tentei acessar o email, porém não consegui.
    Marcelo Cyrillo

16. Claudia diz:

Ola, bom dia!
    Eu e minha familia estamos programando uma viagem agora para dezembro ate Pelotas.
    Sera que vc pode me dar umas dicas de roteiros e de hoteis.
    Obrigada.
    Claudia

• Olá Claudia, o roteiro depende muito do gosto de cada pessoa/família. Nessa região, tem as serras gaúchas (gramado/canela/bento gonçalves), um roteiro mais aventureiro (Cambará do Sul), Porto Alegre, litoral catarinense, serras catarinenses. Depende muito do gosto de vocês.

Mande-nos um e-mail com mais detalhes do que pretendem fazer e vamos trocando ideias.

17. Ariane diz:

Pessoal, saindo de Caxias é melhor ir para Bento Gonçalves ou Gramado? Qual devo ir primeiro? Quero conhecer os dois lugares. Obrigada!

• Saindo de Caxias do Sul, é possível fazer os dois roteiros, mas acredito ser melhor conhecer Bento Gonçalves primeiro, pois tem menos coisa pra fazer. Depois fica com calma em Gramado e Canela.

18. Adilson Santos diz:

Boa tarde
    Vasculhando pela internet encontrei o blog de vcs. Eu e minha Namorada pretendemos fazer uma viagem ate Gramado, pois ela conhece e devido a minha apreciação por vinhos ela sugeriu de irmos para lá.
    A principio iríamos de avião, como estarei de férias preferi ir de carro. A rota que criamos foi a seguinte:
    São Paulo – Curitiba: Conheço a cidade e levaria ela para conhecer alguns pontos turísticos que ela ainda não conhece. Curitiba – Joinville: partindo iramos sentido litoral e de Joinville – Balneário Camboriú: Em onde iremos descansar para prosseguir viagem. Depois seguiremos ate Florianópolis, ficaríamos um dia e seguimos viagem ate Canela.
    Gostaria de mais sugestões de passeios, minha namorada comentou de Bento Gonçalves, Maria fumaça, porem vi algumas fotos legais de vcs e gostaria de pedir mais sugestões de passeios.

• Passeios na região de Canela/Gramado: Mini Mundo, Museu de cera, Parque do Caracol, Lago Negro, Catedral de Pedra, Mundo a Vapor, Alpen Park, as diversas vinículas da região e a Maria Fumaça de Bento Gonçalves até Garibaldi. Se der, conheçam Cambará do Sul, que é espetacular no quesito natureza.

19. Luiz Gustavo diz:

Olá casal! Parabéns pelo post…
    Estou programando uma viagem de carro até Gramado saindo do Rio de Janeiro. Gostaria saber quantos dias de viagem será preciso?

• Obrigado por visitar nosso blog.

Para essa viagem, devemos levar em conta quantos dias ficará nas Serras Gaúchas (depende muito do que cada um gosta de fazer). É uma região com muitos atrativos, desde atrativos naturais (como caminhadas, trilhas, cachoeiras) até atrativos da parte gastronômica e visitas a vinículas.

Além disso, se decidir parar em outra cidade no caminho (por exemplo, Curitiba), o tempo de viagem será maior e a viagem, obviamente, será mais completa.

Um trajeto tranquilo de fazer é ir para as Serras Gaúchas parando e conhecendo Curitiba e voltar pelo litoral catarinense, escolhendo alguma cidade de SC para conhecer e parar na volta.

Somente nas Serras Gaúchas, dependendo do que se deseja fazer, 4 dias completos é suficiente.

• Luiz Gustavo diz:

Obrigado, mas na verdade quero ir direto para gramado, não fazer paradas longas, essa é minha maior dúvida, em quanto tempo de viagem consigo chegar até o meu destino.

• Pra ir direto são aproximadamente 1.500 km, em torno de 18 horas (com paradas pode chegar a 20 horas). Para uma viagem não cansativa, seria legal fazer um pernoite em algum lugar no meio do caminho, por isso citei Curitiba ou alguma cidade no litoral catarinense. Ou então, se revesar com alguém no volante é possível ir direto.

Uma sugestão: como vc vai curtir somente as Serras Gaúchas, talvez seja interessante pegar um vôo até Porto Alegre e alugar um carro lá. Cogite essa possibilidade.

Grande abraço e uma ótima viagem!

20. Luiz Gustavo diz:

Obrigado!

21. Luis Gleidson diz:

Boa noite!
    Caro casal,
    Que viagem espetacular que vocês fizeram! Pretendo ir de carro em Dezembro deste ano em lua de mel. Por favor poderiam me dar dicar de hospedagem de ida e volta, trajetos e passeios em Gramado e Região e custo se possível, pretendo ficar 04 dias. Saída programada dia 13.12.15.
    Muito obrigado pela atenção.
    Meu email é luisgleidson@hotmail.com.
    Abraços para família!
    Luis Gleidson

22. Liliane diz:

Parabéns pelo blog, eu e meu marido e nossos dois filhos (4 e 5 anos) estamos planejando uma viagem para o final do ano, vamos sair de avião até Florianópolis e dela queremos alugar um carro para ir até Gramado. Gostaria de dicas de uma rota bacana para fazermos com as crianças com paradas para conhecer lugares que valem a penar.

• A partir de Florianópolis até as serras gaúchas, um trajeto legal seria ir pelo litoral catarinense, onde há praias bonitas, como. Acho que seria um roteiro melhor para crianças. As serras catarinenses também são interessantes, mas talvez não seja tão legal para crianças.

23. Marianna diz:

Boa tarde!
    Estamos fazendo um roteiro parecido até gramado, vamos parar em curitiba e Balneário porém estamos em dúvida quanto à volta: é melhor voltar pelo interior ou pelo litoral? Nossa intenção é parar em Curitiba na volta também, a princípio a ideia era para em Florianópolis e de lá seguir para Curitiba, você sabe se pelo interior o trajeto é melhor?
    Agradeço muito se puder me ajudar

• Olá, obrigado pela visita em nosso blog.

Pelo litoral, a quilometragem é maior. Entretanto, a BR-101 possui um limite de velocidade maior com pistas duplicadas, o que faz irem mais rápido. Porém é mais fácil pegar trânsito no entorno de Florianópolis, dependendo da época que passarem por lá.

Pelo interior, a quilometragem é menor e o limite de velocidade também é menor. Muitos trechos de pistas simples e mão dupla.

Os dois trechos são bem sinalizados e tranquilamente chegarão ao destino final. A escolha é de vocês!

24. Marcos Roberto diz:

Olá, primeiramente parabéns pela iniciativa e por compartilharem essa experiência fantástica.
    Eu pretendo sair do Rio de Janeiro em dezembro com a esposa e nosso filhote de 3 três anos, o nosso destino será gramado, mas gostaríamos de visitar algumas cidades próximas. Eu não conheço nada por lá, vocês podem me ajudar com dicas de cidades vizinhas ou até mesmo um roteiro. Vale dizer que será a nossa primeira viagem longa de carro e estamos super animados.
    Um grande abraço.

• Olá, obrigado pela visita em nosso blog.

O litoral catarinense e/ou Curitiba são ótimas opções de paradas no trajeto até as Serras Gaúchas.

Para mais detalhes, mande-nos um e-mail (decarronaestrada@gmail.com) com a quantidade de dias que vcs tem e o que gostam de curtir.

25. Flavia Tavares diz:

Olá adorei seu blog.. que aventura hein.. Me animei ao ver qe foi com as crianças… Estou pensando em fazer uma viagem bem semelhante nas minhas férias agora em novembro Rio x Gramado.. mas na volta gostaria de passar pelo beto carrero? qual caminho vc indica ? Acha qe fica mto puxado? Eu e marido ja encaramos uma ida a Paraiba de carro, 2 dias e meio com paradas é claro.. Mas será a primeira do nosso filho de 5 anos..

• Olá, obrigado pela visita em nosso blog. Claro que é possível. Dependendo da quantidade de dias, será uma bela viagem!

Pra passar pelo Beto Carrero, Penha – SC, é melhor ir pelo litoral mesmo.

26. Vanderson Santos diz:

Amigos, estou indo de carro para Canela em dezembro, você aconselha ir direto ou parar para pernoitar? Sairei de Guarujá-SP, será 1150km

• Olá!

É possível fazer o trajeto de 1.150 km direto se está acostumado a dirigir por um longo período. Uma dica, seria sair da cidade às 00:00 para chegar no destino final no fim da tarde. E seria bom revezar com outra pessoa. Se não se sentir seguro, pare em alguma cidade no caminho para descansar.

Que tenha um ótima viagem!

27. kelly diz:

Vocês me deram um super chá de ânimo!!!! Sou de São Paulo e vou a gramado em dezembro..já tenho pousada reservada para 4 dias e estava na dúvida de como ir…ônibus carro ou avião…avião super caro…ônibus 24 horas com 2 crianças..carro???? Eis a questão …muitas dúvidas e receios …e vem vocês com esse empurrão pra nós …muito obrigado por compartilhar essa aventura maravilhosa …e decidimos …Vamos de carro!!! Uma pergunta..As estradas são boas? Tranquilo para viajar com crianças?

• Olá Kelly.

Que bom que atingimos nosso objetivo de incentivar e encorajar outros viajantes!

De SP até as serras gaúchas as estradas são boas. Pelo litoral, o limite de velocidade é maior (pegando a Regis e depois a BR-101). Por dentro (pegando a Regis e depois continuando pela BR-116), o limite de velocidade é menor.

É tranquilo de ir pelos dois caminhos.

Agora, como são mais de 1000 km e como vc está com criança, recomendaria fazer um pernoite em alguma cidade (Curitiba ou Florianópolis ou alguma outra da escolha de vcs) pra não ficar muito cansativo.

28. Jeremias Filho diz:

Olá, estou planejando nas minhas férias (20 dias) ir de carro com a minha família esposa e duas filhas pequenas do Rio de Janeiro até Gramado. Penso em investir uns 10-13 dias nessa empreitada com as minhas meninas.
    Que Roteiro vcs me sugerem? Quanto tempo de viagem? Em que cidades devo me hospedar? Tens sugestões de visitas interessantes?
    se possível respondam também no jerecris@hotmail.com.
    abcs
    Jeremias Filho

29. Izabela Cunha diz:

Bom dia !!
    Gostei muitas das indicações feitas, gostaria de saber se vale a pena o passeio de maria fumaça, que passa por Bento Gonçalves e Carlos Barbosa? E a visita as Vinicolas? Ou se seria melhor irmos de carro de Gramado passando pelas cidades, para conhecermos cada detalhe delas?
    Agradeço pela atenção,
    Izabela Cunha

• Olá, obrigado pela visita em nosso blog.

O passeio de maria fumaça é bem legal sim.

Se gosta de vinho, certamente vale a pena conhecer algumas vinículas.

Se forem ficar em Gramado/Canela, podem ir de carro até Bento Gonçalves e lá fazer o passeio de mara-fumaça.

• Douglas Santos diz:

Olá,

boa noite, eu, minha esposa, minha filha de 1 ano e meio, mais um casal estamos querendo sair de carro de Resende Rj rumo a canela, o que vocês com essa experiencia incrível que tiveram nos aconselham, vamos em 2 motoristas revesando e pretendemos ir direto, é possível chegar sem que o cansaço nos vença, se tiver que parar nos diga uma cidade bonita para visitar anoite,

abraços e parabéns por essa incrível experiencia.

• Olá, uma dica para essa viagem, se forem revezando, seria sair 1 hora da manhã de Resende pra chegar no fim da tarde / início da noite em Canela. Assim vcs pegariam estrada muito boa (Presidente Dutra) de madrugada e depois só dirigiriam durante o dia. Mas certamente é uma viagem cansativa. Se forem pernoitar, Curitiba seria um destino ideal. Assim, a viagem seria num ritmo mais lento e poderiam conhecer outra cidade. Qualquer dúvida, mande-nos um e-mail. Boa viagem!

30. Erika Lessa diz:

Boa Tarde. Estamos planejando em dezembro passar alguns dias em Gramado, no Natal Luz. Iríamos de avião, mas as passagens aéreas subiram de uma forma louca, aí partimos para o plano B e decidimos ir de carro. Somos dois casais e um bebê de 1 ano e 6 meses. Gostaríamos de informações do trajeto que fizeram, local que pernoitaram, que recomendam para almoço ou jantar, de mais detalhes. Se for possível nos ajudar, agradeceria bastante.
    Obrigada.
    Adorei o blog de vcs! Bju!
    Erika Lessa. (minnie_lessa@yahoo.com.br)

• Olá! Obrigado pela visita no blog. Uma cidade boa para pernoite no caminho é Curitiba, se vcs estão em São Paulo ou Rio de Janeiro. O trajeto entre São Paulo e Curitiba tem muitas opções de parada. Entre Curitiba e Gramado existem menos opções. Qualquer dúvida mais específica, nos mande um e-mail: decarronaestrada@gmail.com

31. Flávia Cristina diz:

Boa Tarde !!!

Como amei parar por aqui !!!E ao ler sobre a viagem de vocês nos inspirou a fazer a mesma viagem !! Podem nos indicar hotéis onde ficaram ?? O peso Uruguaiano vocês já levaram do Rj ou trocaram por lá ?? Precisaram de passaporte ??
    Aguardamos as respostas e ajuda de vocês.Iremos no mês de julho de 2018.

Desde já aguardo retorno

Flávia Ramos

• Olá Flávia! Que ótimo que conseguimos nosso objetivo em inspirar outras pessoas a curtirem esse tipo de viagem!

Nessas viagens, normalmente levamos dolares e vamos trocando pelas moedas locais nas fronteiras ou nas cidades maiores, pois normalmente a cotação é melhor trocando dolares pela moeda local. É sempre bom andar com moeda local para poder utilizar em pedágios e lugares que não aceitam cartão.

Sobre o passaporte, dizem que não precisa. Basta identidade com no máximo 10 anos de emissão. Entretanto, nós levamos o passaporte pra não ter problema nenhum.

Os hoteis que ficamos estão em: https://decarronaestrada.wordpress.com/hospedagem/

Se tiverem algumas dúvidas, podem nos mandar e-mail e vamos nos falando.

Façam um ótimo planejamento e tenham uma excelente viagem!

32. Letícia Miranda diz:

Quanto de combustível vocês gastaram ida e volta ? Pq pretendemos também sair do Rj para irmos conhecer lá , passando também por Curitiba .

• Olá Letícia. Para fazer um gasto aproximado de combustível, tem que pegar o valor atual da gasolina/etanol. Além de saber o consumo médio do carro que vai utilizar. Com essas informações pode fazer um cálculo aproximado.

33. Anderson Alexandre diz:

Boa Noite!
    Primeiro quero parabenizar pela coragem e por nos inspirar a fazer uma viagem de carro do Rio ao Sul.
    Agradeço pelas dicas que certamente vou usar em novembro, quando estou pensando em sair do Rio até Canela.
    Já fiz este roteiro de Avião, mas agora quero ir de carro para curtir a paisagem das nossas estradas.