Sete Lagoas – dez/12

O tapete da vez foi a BR-040, saindo do Rio de Janeiro rumo a Belo Horizonte. Ainda não sabíamos ao certo em qual cidade íamos parar, uma vez que não chegaríamos até Lagoa Santa, o primeiro destino da viagem.

Partimos às 16:40 hrs e seguimos as duas primeiras horas numa velocidade média de 30km/h. Imagina que parados no trânsito na Av. Brasil, o termômetro externo do Blacktona registrou incríveis 50.5ºC? Imagina sair do carro e deitar no asfalto? Que maravilha…

Pois bem, depois desse pequeno detalhe, passamos pelo pedágio de Petrópolis e de Areal, ambos no valor de R$8 e cruzamos a fronteira às 19:45 hrs com o hodômetro em 143 km. Passamos pelo pedágio de Juiz de Fora (155km – R$8) às 19:52 e paramos no Graal às 20:20 para esticar um pouco as pernas quando o hodômetro marcava 199 quilômetros. Como estávamos dispostos, após meia hora de descanso, seguimos até Contagem fechando em 443km o marcador, já nas proximidades de meia noite.

Na manhã seguinte, tomamos café e seguimos cedo pra Lagoa Santa. Pegamos o rodoanel de Belo Horizonte e chegamos na Gruta da Lapinha para visitá-la após rodar pouco mais de 50km. Às 10:30 estávamos entrando na gruta. Informações mais detalhadas podem ser acessadas no site oficial do Circuito das Grutas.

A Gruta da Lapinha foi descoberta por Peter Lund em 1835 e tem uma área de 511 metros de extensão e 40 metros de profundidade, distribuídos em galerias e salões. Um visual bem bacana com os guias muito atenciosos do local.

Do lado de fora, um museu contando a história da gruta e de alguns fósseis encontrados.

Após a visita passamos pelo centro de Lagoa Santa e seguimos rumo a Sete Lagoas. Após cerca de 75 km rodados chegamos na pousada que havíamos reservado para passar o final de semana estendido. O resto do dia ficamos na piscina, curtindo o ambiente agradável da pousada.

No domingo, fomos a Cordisburgo que fica a 50km de Sete Lagoas, conhecer a famosa gruta de Maquiné, que tem sete salões explorados, com 650 metros de extensão e profundidade de 18 metros. Suas galerias e salões são resultado do trabalho da água durante milênios. O principal elemento da formação da Maquiné é o carbonato de cálcio. Porém, a gruta também apresenta sinais de outros minerais: a sílica, gesso, quartzo e o ferro.

Em seguida, voltamos à pousada e curtimos o resto do dia novamente na pousada.

Na segunda, dia de uma justa folga para nós, iríamos até a gruta do Rei do Mato, na própria BR-040, na entrada da cidade de Sete Lagoas. Porém, devido a um problema de eletricidade, não conseguimos visitar o local. Fomos então até o centro da cidade, a Arena do Jacaré (estádio de futebol) e subimos a Serra de Santa Helena a 7 km do centro, onde possui uma pista para salto de asa delta. O visual de cima é muito bonito.

Assim, com duas grutas na bagagem e uma ainda por visitar por causa da bendita luz, retornamos às 16:05 hrs com chuva forte que começou a cair assim que saímos da cidade.

Passamos por Belo Horizonte, às 16:55 após 55km já sem chuva. Passamos por um acidente que deixou o trânsito lento na altura do km 605 da BR-040 às 17:50 e às 18:35 passávamos pelas redondezas de Conselheiro Lafaiete. Paramos meia hora no Graal (localizado no km 770 da BR-040), abastecemos, passamos novamente pelos 3 pedágios de R$ 8 (Juiz de Fora, Areal e Petrópolis) e chegamos ao Rio após 513 quilômetros rodados aos 10 minutos da terça-feira.

Dicas desta viagem:

1 – Pegar informações no site oficial do Circuito das Grutas;
2 – Reservar pelo menos 2 dias para conhecer as 3 grutas;
3 – Subir a serra de Santa Helena que é um pouco difícil de chegar devido a má sinalização, mas no “boca a boca” chega-se lá rapidamente;
4 – Não deixar de aproveitar os queijos de Minas, uai.