Morro de São Paulo – nov/14

Em novembro de 2014 partimos para Salvador para conhecer a capital baiana e o famoso Morro de São Paulo.

Pegamos o avião no aeroporto do Galeão e chegamos em Salvador num vôo tranquilo de aproximadamente 2 horas.

De lá, pegamos um ônibus que ia até o terminal da praça da Sé. Nos deixou em frente ao hotel Colonial Chile (em que ficamos hospedados). O trajeto foi de aproximadamente 2 horas, mas conhecemos toda a orla de Salvador.

Aliás, o aeroporto de Salvador fica bem afastado do centro.

Chegando no hotel por volta de 19 horas, fomos até o pelourinho e jantamos. Vimos também o elevador lacerda a noite.

O dia seguinte, tiramos pra aproveitar Salvador: conhecemos o elevador lacerda (R$ 0,15 – quinze centavos – pra andar nele), o mercado modelo, o centro histórico, o badalado pelourinho e as igrejas (inclusive a igreja com mais ouro do Brasil).

Existem muitos guias que ficam em cima de você oferecendo passeios, guiadas e fitinhas do senhor do bonfim. Se não estiver a fim, despache-os.

Compramos a passagem para Morro de São Paulo no terminal marítimo e depois de conhecer o centro, pegamos o ônibus no terminal Pça da Sé e fomos até o farol da barra para ver o por do sol. Uma plateia para ver o espetáculo, mas as nuvens não ajudaram muito.

Voltamos de ônibus ao centro, jantamos e fomos descansar para o dia seguinte.

No domingo, pegamos o catamarã das 10:30 e saímos da Baía de Todos os Santos rumo a Morro de São Paulo. Com 1 hora de viagem, já nas águas agitadas do Oceano Atlântico, um dos motores da lancha falhou. Ficamos com um motor por uns 40 minutos até que o rapaz conseguisse consertar. Mais um pouco, começamos a avistar o farol de Morro de São Paulo. O que era pra ser 2 horas, rendeu quase 3 horas. Enfim, chegamos a Morro.

No terminal, há serviço de taxi (carrinhos de obra que os meninos da região levam as mochilas e malas cobrando para levar até a pousada). É opcional, obviamente.

Lá, paga-se uma taxa de preservação de R$ 15,00 por pessoa. Com nossas mochilas nas costas, fomos até a pousada que nos acolheria.

Como nessa tarde de domingo já eram quase 14 horas, resolvemos conhecer o centrinho, ir até o farol e o mirante para ver o por do sol.

Morro de São Paulo é basicamente dividido assim:

Vila: onde há concentração de pousadas, restaurantes e a praça principal.
Praias do sul: 1ª praia(a 3 minutos da vila), 2ª praia (onde tem o agito, a 7 minutos da vila), 3ª praia (mais sossegada, a 12 minutos da vila), 4ª praia (bem mais sossegada, a 20 minutos da vila) e Praia do Encanto (bem mais afastada).
Praias do norte: Gamboa, fica a uns 30 minutos da vila.

Em Morro faz-se tudo caminhando. Até tem uma estradinha por trás das praias, mas o clima de vilarejo pede fazer tudo caminhando.

Um dos atrativos da região é observação das baleias (entre julho e outubro). Como fomos final de novembro, não pegamos essa época.

Na segunda-feira, passamos o dia na pacata 4ª praia, aproveitando a maré baixa para curtir as piscinas naturais.

Na terça-feira, fizemos o tradicional passeio de volta a ilha, um passeio de 8 horas, com parada nas piscinas naturais de Garapuá e/ou Mamoré (de acordo com o tempo), parada para almoço em uma praia na ilha de Boipeba, trilha opcional até o início do rio do inferno, degustação de ostras, parada no vilarejo de Cairu e retorno ao terminal marítimo de Morro.

A Lagosta na manteiga é a atração no almoço em Boipeba. A ilha de Boipeba é fantástica e mais preservada que Morro, pois lá vão menos turistas.

Na quarta-feira, fomos caminhando até a praia do Encanto. Se não estiver com disposição, alugue uma charrete. A caminhada até a praia do Encanto leva aproximadamente 1 hora e 20 minutos. Outra observação é ficar de olho na maré, para não ser pego de surpresa.

Na quinta-feira, fizemos stand-up pela manhã e depois fomos pro outro lado da ilha, curtir a praia da Argila e Gamboa. No final do dia, fizemos a famosa tirolesa de Morro, que desce do farol e termina na 1ª praia.

Na sexta-feira, dia de retorno a Salvador. Mais 2 horas e meia de catamarã até Salvador.

Almoçamos no pelourinho, no restaurante Sorriso da Dadá, onde comemos uma moqueca de camarão. Nesse dia, pernoitamos no Ibis aeroporto para pegar o vôo de volta para o Rio de Janeiro na madrugada.

Dicas desta viagem:

1 – Do aeroporto para o centro histórico (praça da Sé) tem um ônibus que vai pela orla do terminal do aeroporto até o terminal da praça da Sé. Leva aproximadamente 2 horas;

2 – Em Salvador, vale a pena passar 1 dia para conhecer o básico do centro histórico: pelourinho, elevador lacerda, mercado modelo e as igrejas;

3 – Ver o por do sol no farol da barra, em Salvador;

4 – Existem 3 opções para ir para Morro de São Paulo a partir de Salvador: avião, catamarã (2 horas) e semi-terrestre (de barco até Itaparica, de carro até Valença e depois outro barco até Morro);

5 – Se você costuma enjoar em passeios de lancha/barco, é melhor pegar um avião ou o traslado semi-terrestre;

6 – Em Morro de São Paulo, não deixe de conhecer as praias do sul (A 4ª praia e praia do Encanto são as mais reservadas e com menos pessoas) e a praia de Gamboa;

7 – O passeio de volta a ilha é muito bom. A ilha de Boipeba (uma das paradas do passeio) é espetacular;

8 – Na ilha de Boipeba, experimente a lagosta feita na manteiga;

9 – Não deixe de descer na tirolesa (sai do farol e cai na primeira praia).

Voltar para VIAGENS

5 respostas a Morro de São Paulo – nov/14

  1. iara diz:

    Ótimas dicas!

  2. reinaldo diz:

    Legal, mas quem for, não deixar de conhecer GUAIBIM, Em valença voce pega uma embarcaçao 45 minutos para Morro de Sao Paulo. ou para Guaibim um onibus 35 minutos.

  3. reinaldo diz:

    Valença-Ba

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s