Cidades Históricas – MG – nov/08

Em novembro de 2008, fizemos um tour pelas cidades históricas de Minas Gerais – Ouro Preto, Mariana, São João Del Rey e Tiradentes. Após percorrer pouco mais de 400km pela BR-040, com algumas paradas para esticar as pernas e lanchar, chegamos à primeira cidade: Ouro Preto.

Após uma noite bem dormida e com as energias em dia, fomos passear de maria-fumaça até Mariana (situada a menos de 20km de Ouro Preto). 1 hora de muitos visuais que fizeram valer a pena o valor do ingresso.

Em Mariana, debaixo de uma chuva fina, percorremos a “imensa” cidade a pé. Várias igrejas, antigas prefeituras, prédios antigos.

De volta a Ouro Preto, um merecido chocolate na loja Chocolates Ouro Preto.

No dia seguinte, fomos de carro até Mariana e descemos de “trem” em uma antiga mina. Um lugar bem diferente, que nos mostrou onde os garimpeiros trabalhavam em busca do ouro. É a maior mina de ouro aberta a visitação no mundo.

Outra mina que visitamos foi a Mina do Chico Rei, localizada no centro de Ouro Preto. De menor porte, mas, da mesma forma que a outra, com muitas coisas interessantes a serem vistas.

Ouro Preto é uma cidade de altos e baixos. É preciso muita disposição para percorrê-la a pé. Uma igreja famosa é Matriz de N. S. do Pilar, considerada a segunda mais rica do país (em quantidade de ouro).

Após alguns dias nessas duas cidades, partimos para nosso próximo destino: São João Del Rey e Tiradentes. A BR-383, da mesma forma que a BR-040, sem problema algum. 150km de chão. Paramos em Lagoa Dourada para comprar o famoso rocambole local. Fomos direto para o passeio de uma outra Maria-Fumaça, que saía de Tiradentes, rumo a São João.

Um visual mais pobre que o da primeira maria-fumaça, porém bem interessante também. São João não tem muita coisa interessante, não. Lá, na estação de trem, pegamos uma van para fazer um city-tour, pois nosso horário era apertado até a hora de retorno do trem. Passeamos nas igrejas históricas, na rua das casas tortas, …

A cidade não tem muito o que ver. De volta a Tiradentes, pegamos novamente nosso aventureiro Poketona, já demonstrando a necessidade de uma boa ducha.

Tiradentes é uma cidade pequena, porém muito aconchegante. Uma cidade que, por si só, já atrai turistas. É a famosa cidade de Aleijadinho. No dia seguinte, fomos a uma cachoeira localizada no menor município do país (Santa Cruz de Minas) com seus incríveis 3 km2. Imagine um círculo com 1 km de raio. Imaginou? Então, isso é igual a esse município.

Outro lugar interessante de conhecer é uma gruta localizada perto da estrada principal que liga Tiradentes a São João. Rola até um rapel numa pedra muquirana que tem lá.

Na volta, pouco menos de 350 km de asfalto e uma chuva que alagou a cidade maravilhosa inteira. Ficamos ilhados num posto de gasolina até o tempo melhorar.

Voltar para VIAGENS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s