Brumadinho e Lago de Furnas – fev/15

Em fevereiro de 2015, no pós carnaval, pegamos a estrada para conhecer mais um lugar diferente. Desta vez resolvemos ir até Minas Gerais, próximo à Belo Horizonte, conhecer o Inhotim, na cidade de Brumadinho. É considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto da América Latina. À área de visitação foi dado tratamento paisagístico; pelos jardins e lagos ornamentais, distribuem-se pavilhões e galerias de arte. O Centro também abriga um jardim botânico com diversas espécies.

Site oficial do Inhotim.

Cerca de 450 km entre a cidade do Rio de Janeiro e Brumadinho.

Entretanto fizemos o pernoite em Betim, distante 30 km da cidade de Brumadinho. Era perto do Instituto e um ponto estratégio para, no dia seguinte, seguirmos viagem para o Furnas Park, onde ficaríamos 3 dias para descansar.

Bom, saímos do Rio por volta de 11 horas da manhã. Passamos pelos pedágios na BR-040 (km 102 – R$ 9,00; km 45 – R$ 9,00 – No Rio de Janeiro). Por volta de 13 horas passamos pela divisa entre Rio e Minas. Já em terras mineiras, passamos pelos pedágios no km 815 (R$ 9,00) e paramos no Graal Silvio’s, no km 772 da BR-040.

Continuando a viagem, pegamos trânsito na BR-040. Resolvemos, então, pegar um atalho e, ao invés de ir pela BR-040, pegar o Rodo Anel de BH e pegar a Fernão Dias até Betim, quebramos à esquerda (numa subida bem íngrime e posterior descida bem íngreme também) e saímos na cidade Brumadinho, seguindo para Betim. Aproveitamos para ver onde situava-se o Inhotim. Chegamos em Betim, por volta de 19 horas.

Fomos jantar no shopping que fica à beira da rodovia e descansar para o dia seguinte.

No dia seguinte, com 45 minutos chegamos ao Inhotim. Às quartas-feiras, a visitação era de graça. Então ainda tivemos essa cortesia.

Passamos o dia inteiro visitando o local, com o tempo, ora nublado, ora chuva fina. Conseguimos visitar o local em um dia, apesar de 2 dias ser o recomendado para visitação com calma.

Além das obras a céu aberto, existem galerias fechadas, onde não é possível tirar fotos.

Algumas fotos do Inhotim:

Após a visitação, voltamos no mesmo shopping para jantar. Descansamos e no dia seguinte partimos para o Furnas Park.

Pouco menos de 200 km separam Betim do Furnas Park. Fomos bem, saindo por volta de 10 horas, pela MG-050. Pagamos os pedágios (R$ 4,70 cada um) nos km 81 e 140. Ainda passamos pela cidade de Formiga e visitamos o Cristo Redentor da cidade. Chegamos ao Furnar Park por volta de 14 horas.

No Furnas Park, ficamos 3 noites e aproveitamos bem o local: piscina, sauna, jogamos tênis, bingo, sinuca, corrida.

Além disso, fizemos o passeio de barco no “mar de minas”, que é o reservatório do Lago de Furnas e que banha mais de 30 municípios do estado de Minas Gerais. Uma verdadeira fonte de água de parte do estado. Dois pedágios de R$ 4,70 nos km 219 e 270 indo até o local para pegar o barco e fazer o passeio, em Capitólio. Aproximadamente 75 km de distância.

Voltamos no domingo, saindo do Furnas Park e percorrendo aproximadamente 580 km até retornar à cidade maravilhosa. Pegamos a BR-354, indo por Lavras e São João Del Rey, até pegar a BR-040 na altura de Barbacena. Pedágios somente na BR-040, nos km 815 (R$ 9,00 – em Minas) e nos km 45 e 102 (R$ 9,00 – no Rio de Janeiro).

Dicas desta viagem:

1 – É possível conhecer todo o Inhotim em 1 dia, mas é preciso chegar logo que abrir para sair no final do dia. Para conhecer com calma recomendamos 2 dias;

2 – Veja o site oficial do Inhotim;

3 – Se for conhecê-lo em 1 dia, recomendamos conhecer no sentido horário: primeiro o setor laranja, em seguida o amarelo e, por último, o setor rosa. Veja o mapa do visitante;

4 – Mesmo com chuva fraca, é possível visitá-lo sem grandes problemas;

5 – Lago de Furnas (mar de minas) é muito bonito. Vale a pena conhecê-lo e passear de barco nele;

6 – Graal Juiz de Fora, no km 794 da BR-040 (sentido Rio de Janeiro);

7 – Graal Silvios no km 772 da BR-040 (sentido Belo Horizonte).

Voltar para VIAGENS

2 respostas a Brumadinho e Lago de Furnas – fev/15

1. Alan&Jaque diz:

Olá, estamos acompanhando suas histórias… Muito Bacana!!
    Nos interessamos porque também temos algo em comum: Um casal que gosta de viajar de carro.
    Se puderem, deem uma olhada em nosso blog: